Em 2019 o Sangorez foi para Senador Amaral, cidade que fica a 174 km da capital paulista, é a segunda cidade mais alta do Brasil e a mais alta de Minas Gerais, fica a 1.553 metros de altitude. A região é produtora de morango, batata, brócolis e flores.
Saímos de São Paulo em um sábado, por volta das 6h30, o acesso é pela Rod. Fernão Dias até a cidade de Cambuí, onde tem a saída para Senador Amaral.
São cerca de 20 km entre as duas cidades em um trecho de serra, estava com bastante neblina e chovia no momento, então não conseguimos apreciar a paisagem que a estrada proporciona.
Chegamos na cidade as 9h, paramos em uma padaria para tomar café da manhã e como estava cedo para o check in na pousada, fomos dar uma volta na cidade para conhecer.
A cidade é pequena e como era sábado, a maioria dos comércios estava fechado, então, fomos para a pousada.
Ficamos no Hotel Fazenda Vale dos Reis e fomos muito bem recebidos.
A pousada tem uma das principais atrações da região, o túnel egípcio, uma atração muito interessante de conhecer. A estrutura fica embaixo da pousada e tem em seu trajeto principal cerca 800 metros de comprimento e cerca de 50 metros abaixo do nível da pousada.
Como estávamos hospedados no local, a atração foi apresentada a noite. Entramos no túnel fascinados com toda aquela estrutura, o guia da pousada fez um caminho, mas durante o trajeto vimos outras passagens de túneis que formam corredores diversos. Utilizamos nossos celulares como lanterna, pois não há iluminação, o que torna o passeio mais aventureiro.
Aquele caminho todo impressiona, há partes com portas de pedra que se abrem apertando um bloco disfarçado na parede, uma sala com portas de grades e alguns morcegos habitam o local.
Saímos na parte de mata da pousada, mas há trajetos do passeio com saída em outras partes.
Fomos informados que no topo da torre habita um casal de uma rara espécie de coruja branca, e é claro que precisávamos conhecê-los, então, fomos a busca rsrs... Entramos na torre e fomos subindo por uma escada de ferro tipo caracol, a torre tem três andares, no último andar há uma escadinha que da acesso ao telhado, resolvemos subir e para nossa surpresa uma das corujas estava no local, mas não foi possível fotografá-la, o contato visual foi rápido, pois logo ela se evadiu.
Sem sucesso com a coruja, ficamos ali por um tempo observando a paisagem.
Depois fomos conhecer uma das plantações de morango da região, como a região possui um clima ameno, a produção acontece o ano todo e pudemos saborear e adquirir alguns deliciosos morangos orgânicos.
A natureza na região é bem rica e oferece alguns pontos turísticos, como cachoeiras e a Pedra da Onça, que possui vista panorâmica da região e é possível a prática de esportes de aventura. Não visitamos a Pedra da Onça, mas conhecemos uma cachoeira que pertence a cidade vizinha, Munhoz. A bela Cachoeira Ribeirão Fundo fica em uma propriedade particular.
A noite fomos ao Cabana Cowntry, um restaurante em Senador Amaral que possui um amplo ambiente, com pesqueiro, pedalinhos e ainda oferece shows diversos. O atendimento é excelente e a comida muito boa. Vale conhecer.
No dia seguinte fomos a cidade de Cambuí, era carnaval e a praça central tinha palco montado, a festa de carnaval da região acontece lá, mas como ainda era dia, não estava acontecendo nenhum evento, mas o carnaval em Cambuí é bem famoso pelos moradores de Senador Amaral e região. A cidade é famosa por seu comércio de doces, é claro que paramos para comprar alguns doces de leite, de côco, goiabadas, queijos, biscoitos, suspiros... enfim, tudo que é gostoso... Leve dinheiro porque a tentação é grande... rsrs...

Dica: Por ser região montanhosa e de clima ameno, leve agasalhos porque a noite costuma ser fria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário