GUARAREMA - SP (2018)



Em 2018 o Sangorez foi conhecer a cidade de Guararema que fica 80 km de São Paulo, com acesso pela Rodovia Presidente Dutra ou pela Rodovia Ayrton Senna e nos surpreendemos com o que encontramos. A cidade é bem organizada e tem muitas atrações turísticas.
A primeira atração que encontramos foi a Estação Ferroviária, onde tem a Maria Fumaça que faz um percurso de aproximadamente 7 km até a Estação Ferroviária de Luís Carlos, a um custo de R$ 65,00 por pessoa.


A Estação de Guararema é também um patrimônio histórico da cidade, construída em 1891 conta ainda com um pequeno museu, além da sua locomotiva centenária.
Próximo a Estação, do outro lado da avenida, andando pelos trilhos encontramos o Pontilhão de Guararema que fica sobre o Rio Paraíba do Sul, um lugar incrível que permite belas fotos. O Rio de cor verde e a ponte ferroviária formam um cenário maravilhoso.

 

 Depois de curtir a ponte e a estação, seguimos para o Parque Municipal da Pedra Montada, estacionamos o carro próximo a estrada em um espaço destinado aos visitantes do parque, o estacionamento e a entrada são gratuitos. O nome do parque deriva de uma escultura natural presente no local, são duas pedras montadas pela natureza, uma em cima da outra em uma formação incrível.



 Ainda no Parque da Pedra Montada, tem uma trilha de 300 metros que leva até uma outra pedra de formação bem curiosa, a Pedra do Tubarão, uma verdadeira obra de arte feita pela natureza que tem o formato de um grande tubarão.


Próximo à Pedra do Tubarão tem uns bancos de madeira próximos as árvores, um lugar muito agradável para ficar um tempo.
O parque possui um restaurante e sanitários. Uma estrutura com escadas de madeira permite um belo visual da mata ao redor.

Depois seguimos em direção a região central de Guararema, onde fica o Parque Municipal Recanto do Américo. Há estacionamento gratuito no local.
No dia em que fomos o parque estava fechado para reforma, mas pudemos observar por um deck de madeira na entrada do parque o Rio Paraíba do Sul com sua bela cor verde e a natureza presente no parque.



 Como o parque estava fechado, não ficamos muito tempo por ali, então, seguimos em direção ao Mirante Prefeito Gerbásio Marcelino, também com entrada e estacionamento gratuitos, o mirante permite vista 360º de Guararema.
O espaço é bem amplo e conta com algumas fontes, umas que jogam água para refrescar os visitantes nos dias mais quentes, um letreiro com o nome da cidade preenche um espaço com a mata e montanhas ao fundo e para ajudar melhor na observação da cidade, há uma luneta.

 



Como não fizemos o passeio de Maria Fumaça, resolvemos ir até a Estação de Luís Carlos de carro mesmo..rsrs... Saímos do mirante em direção a cidade e de lá pegamos uma estrada de terra, são cerca de 6 km até chegar à pequena vila, incrível, as casas são todas coloridas, com construções antigas, parece cenário cinematográfico.
Era mês de Julho e a praça da Igreja de São Lourenço, construída em 1906 estava toda enfeitada com bandeirinhas e um palco estava montado para uma atração que aconteceria a noite, a pequena vila estava ficando cheia em clima de festa de São João.
 

 Tomamos um sorvete, ficamos um tempo curtindo o som que tocava ao vivo e como já era tarde, resolvemos voltar para São Paulo.
Guararema nos surpreendeu, é uma cidade maravilhosa, com muitos atrativos e pouco divulgada nas mídias, é tão próxima de São Paulo, poderia ter mais destaque para o turismo, vale muito ir conhecer.





























Um comentário: