Em Setembro de 2018 saímos de São Paulo em direção à cidade de Araçariguama, que fica a 54 km da capital paulista, às margens da Rodovia Presidente Castello Branco.
Fomos em direção ao centro da cidade, na Praça da Matriz para tomar café da manhã. Durante o café na Padaria Ema, visualizamos no alto da montanha uma roda gigante e logo decidimos nosso primeiro destino na cidade.
Pegamos a Estrada Araçariguama a Pirapora que da acesso à roda gigante e chegando lá, nos surpreendemos com a bela vista da cidade.
Um pouco mais a frente do local da roda gigante fica a Praça Santos Dumont, um dos principais pontos turísticos da cidade, onde há diversas esculturas do artista plástico Lúcio Bittencourt e o famoso Cine Avião JK, que funcionava mesmo como um cinema, mas após um incêndio em seu interior ficou desativado.
As esculturas de Lúcio Bittencourt também são impressionantes, aço, ferro, chapas de aço, escapamentos e outras coisas aproveitadas do lixo ganham formas incríveis nas mãos do artista. Podemos observar a miniatura da Torre Eiffel, uma réplica da caravela utilizada pelos portugueses quando chegaram ao Brasil, Dom Quixote e seu cavalo e outras esculturas como cavalos, vaca, relógio e robô.
Essa praça é um lugar realmente incrível, ainda tomamos caldo de cana e saímos em direção ao Parque Mina de Ouro, outra famosa atração da cidade.
Chegando ao local tivemos uma surpresa, a mina de ouro estava com seu acesso bloqueado para um processo de revitalização e não pudemos visitá-la, mas no local funciona ainda um pequeno museu e uma capela.
O Parque Mina de Ouro é bem interessante, uma pena não estar com a mina aberta para visitação.
Depois saímos do parque e resolvemos seguir para Pirapora de Bom Jesus, cidade vizinha a Araçariguama, muito famosa pelas romarias.
A cidade é pequena, mas muito movimentada e com muitas lojas no entorno da igreja.
Ficamos um tempo na parte central, onde fica a Paróquia Santuário do Senhor Bom Jesus de Pirapora, uma bela igreja.
A cidade de Pirapora é cortada pelo Rio Tietê, muito poluído nesse trecho, há diversos registros e reportagens que mostram espumas que se formam no rio e tomam as ruas da cidade devido à poluição.
Depois saímos de Pirapora do Bom Jesus e voltamos para Araçariguama para almoçar, pegamos a Rod. Pres. Castello Branco e fomos para o Restaurante Casarão 54, um lugar bonito, cercado por muito verde, há um lago com pedalinhos (cobrados a parte e não é barato, R$ 20,00 por 15 minutos). Seguimos a recomendação do restaurante e pedimos o famoso Frango Festival, que vem recheado com farofa de milho, tomate, milho, pimentão e molho de tomate. O prato serve de 5 a 6 pessoas, vem bastante mesmo, mas achamos o frango muito seco e caro.
Ficamos um tempo no gramado em volta do lago e depois voltamos para a rodovia de volta para São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário